quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tecnologias na Escola

O homem vem evoluindo socialmente e utilizando recursos da natureza em benefício próprio, transformando-os em ferramentas. Elas ajudam a criar "conjuntos de conhecimentos, formas e técnicas de fazer as coisas, costumes e hábitos sociais, sistemas de comunicação e crenças, transmitidas de geração em geração" (Kenski apud Fiorentini e Carneiro, 2000,p.14).
Olhe a sua volta. Muitos dos objetos presentes em nossa vida cotidiana são ferramentas como livros, giz, apagador, papel, canetas, sabonetes, talheres, televisor, telefone, câmera fotográfica, aparelhos de som, vídeos, computador.
Vivemos em um cenário de constantes e aceleradas mudanças, provocadas pelos avanços científicos e tecnológicos e por transformações sociais e econômicas. Essas mudanças revolucionam nossos modos de comunicação, de relacionamento com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao nosso redor, encurtando distâncias, expandindo fronteiras, num intenso intercâmbio de produtos e práticas socioculturais. Nesse contexto globalizado, as novas mídias e tecnologias invadem nosso cotidiano e aceleram e aprofundam essas transformações.
Na sociedade contemporânea, pós-moderna, a tecnologia e, principalmente, a informática estão presentes em toda parte. Na hora de votar, por exemplo, a urna eletrônica é um computador. Para sacar dinheiro, muitas vezes usamos um caixa automático. Nos dois casos, apertamos botões, dando instruções que precisam ser cumpridas para que as máquinas executem as ações desejadas. Que tal conhecer alguns recursos básicos do computador? (Introdução - p. 20 - Introdução à Educação Digital, 2008)
O crescente aumento na utilização das novas ferramentas tecnológicas(computador, Internet, cartão magnético, caixa eletrônico, etc) na vida social tem exigido dos cidadãos a aprendizagem de comportaqmentos e reciocínios específicos. Por essa razão, alguns estudiosos começam a falar do surgimento de um novo tipo, paradigma ou modalidade de letramento, que têm chamado de letramento digital. Esse novo letramento, segundo eles, considera a necessidade dos indivíduos dominarem um conjunto de informações e habilidades mentais que devem ser trabalhadas com urgência pelas instituições de ensino, a fim de capacitar o mais rápido possível os alunos a viverem como verdadeiros cidadãos neste novo milênio cada vez mais cercado por máquinas eletrônicas e digitais.
O desafio pedagógico que se coloca para educadores e linguistas: letrar digitalmente uma nova geração de aprendizes, crianças e adolescentes que estão crescendo e vivenciando os avanços das tecnologias de informação e comunicação.(Letramento Digital e Ensino - Antônio Carlos dos Santos Xavier)






O vídeo a seguir retrata a coragem dos educadores no enfrentamento dos desafios que surgem a cada dia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário